Com um dia a dia muito corrido, muitas vezes pais e filhos lançam mão de alimentos mais práticos na hora da fome. Seja um simples biscoito, cereal ou pão de forma, o importante é ser prático e ganhar tempo para os outros afazeres.
Mas mesmo com tanta praticidade, você sabe realmente o que tem consumido? O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou na semana passada o resultado de um estudo inédito no país, sobre a presença de resíduos de dezenas de agrotóxicos em alimentos ultraprocessados (com alto teor de açúcar, sal e gordura), comumente encontrados na mesa do brasileiro e com forte apelo ao público infantil. Neles foram encontradas substâncias controversas, incluindo o glifosato, usado nas lavouras de soja, trigo, milho e cana de açúcar.
Foram 27 produtos analisados, divididos em oito categorias. Dessas, seis apresentaram resíduos de agrotóxicos, com destaques para: bebida de soja Naturis (Batavo), cereal matinal Nesfit (Nestlé), salgadinhos Baconzitos e Torcida (Pepsico), bisnaguinha Pullman, Wickbold, Panco e Seven Boys, biscoitos de água e sal Marilan, Triunfo, Vitarela e Zabet, biscoitos recheados Bono, Negresco, Oreo e Trakinas.
Este é um alerta importante para todas as famílias, já que diversos desses produtos estão presentes na nossa rotina agitada e nas lancheiras das crianças. Clique aqui e confira a cartilha do IDEC com os dados sobre a pesquisa, os resultados das análises, os riscos destas substâncias para a saúde e meio ambiente, além de outras informações relevantes.
Por isso sugeri um curso para os associados com Dr João Vitor, BIOHACKER.
Muito necessário ter esses conhecimentos e orientações.
Aguardo retorno
Bom dia, Clarice! Está na nossa pauta mais temas ligados a saúde, e sua sugestão está anotada. Então fique de olho no nosso site e nas nossas redes sociais para saber quando vai acontecer. Obrigado pela dica!