Você sabe o que avaliar na hora de contratar um seguro auto?

O mercado de seguros oferece opções de coberturas que podem se adequar a diversas necessidades. A cobertura do seguro auto é um dos pontos que merece mais atenção, principalmente porque se você for avaliar a cobertura básica de diversas seguradoras, perceberá que elas são muito semelhantes. 


Confira algumas dicas que podem te auxiliar a escolher a melhor opção.


Avalie a necessidade de proteção
Você usa muito o carro, ou dirige menos? Um carro que é usado diariamente, precisa de uma proteção mais completa pois está mais exposto ao risco. Já um carro que fica mais parado na garagem ou é de coleção, pode contar com uma cobertura mais simples, por exemplo contra roubos e furtos.


Conheça os tipos de seguro:


  • Cobertura contra roubos e furtos: é a mais simples dentre as oferecidas. Costuma ser mais barata e ter condições mais flexíveis. O valor da apólice depende apenas do ano e modelo do carro, e não do perfil do motorista;

  • Seguro para terceiros: seguindo a linha das coberturas mais baratas, essa modalidade cobre danos causados a terceiros envolvidos no sinistro com o segurado. Pode ser contratada como complemento em outros tipos de seguro;

  • Indenização em perda total: a perda total acontece quando o veículo não pode ser recuperado ou quando o valor necessário para sua restauração é superior a 75% do que ele vale. Nesses casos, a seguradora indeniza o proprietário com o valor integral do carro. Essa cobertura é muito importante para o dono do veículo, já que impede que ele perca todo o seu patrimônio em uma situação de sinistro ou roubo.

  • Seguro compreensivo: cobertura mais completa e, por isso, mais cara. Indicada para veículos utilizados diariamente, e que reúne quase todas as coberturas citadas até aqui, como acidentes, roubo, furto e indenização a terceiros, além de oferecer assistência mecânica.


Analise a cobertura do seguro


Existem outras coberturas adicionais que podem ser contratadas pelo interessado. As opções variam de seguradora para seguradora, sendo importante pesquisar cada uma para avaliar a que melhor se encaixa na situação. Existe, por exemplo, cobertura para vidros e lanternasassistência 24 horas, cobertura para o kit gás, proteção para o exterior, dentre outras.


Procure saber o que o seguro não cobre: avalie a questão da exclusão de cobertura antes da contratação. Saber o que não é coberto evita dor de cabeça em caso de problema com o veículo. Em todo caso, é possível negociar com a seguradora.


Cobertura geográfica: Saber a cobertura geográfica do seu seguro também é importante. Boa parte dos seguros oferece uma cobertura nacional. Mas é preciso analisar o contrato para que essa condição esteja clara.


Analise as opções de Franquia


A franquia é o valor que o segurado paga ao acionar o seguro para atender a um sinistro. Existem três possibilidades de franquia:

  • Normal: valor normal estipulado pela seguradora;
  • Ampliada: franquia de valor maior, que torna o preço da apólice menor;
  • Reduzida: franquia de valor mais baixo, que torna o preço da apólice mais alto.

É comum que não se cobre franquia em casos de sinistro integral, roubo ou furto, solicitação de serviços de assistência 24 horas e acionamento do seguro de terceiros.


É comum que não se cobre franquia em casos de sinistro integral, roubo ou furto, solicitação de serviços de assistência 24 horas e acionamento do seguro de terceiros.


Conte sempre com a ajuda de um corretor


Contar com a ajuda de um corretor facilita esse processo. Aqui na Asttter Seguros, nossa equipe está pronta para te ouvir, entender suas necessidades e te orientar na escolha do seguro ideal para você.


Faça um orçamento com a gente! Ligue no 31 3263-2800 (ramal 2833) e converse com a nossa equipe!

Ainda não está assegurado?

Associe-se!

E para contar com todos esses benefícios, o servidor contribui com apenas 1% do salário, sendo o valor mínimo R$ 99 e máximo de R$ 179 por mês. As mensalidades são depositadas no Asttter Plus, um sistema que permite o acúmulo integral dos valores pagos à Associação para serem resgatados e utilizados em vários serviços exclusivos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *