Será que é bacon?

Na feijoada, de manhã com o ovo, no feijão tropeiro… O bacon está presente em diversos preparos, principalmente, da culinária mineira. E para você que gosta de utilizá-lo para dar aquele sabor especial aos pratos, temos um alerta.


Começou a valer a partir do dia 01 de março, uma regulamentação vinda do Ministério da Agricultura, sobre qual corte é considerado bacon e quais produtos extras podem ser adicionados a ele.


Pedimos a nossa nutri Yara Amaral, para explicar sobre essa regulamentação e esses produtos extras. Confira:


“A regulamentação de qualquer produto e a obrigatoriedade de rótulos com maior clareza é, sem dúvidas, uma notícia a ser comemorada! Uma fiscalização mais rígida contribui com a necessidade de o produtor/fabricante atentar-se ao processo de produção e comercialização e garante ao consumidor final um produto de maior qualidade, que justifique seu preço.


Contudo, analisando especificamente sobre o bacon, um produto queridinho, presente em diversas preparações na nossa alimentação, precisamos nos atentar a alguns detalhes.


Originalmente, o bacon deveria ser obtido apenas da gordura subcutânea dos suínos, sendo composto, basicamente, por gorduras, proteínas e água.


Visando aumentar o tempo de conservação, potencializar sabor e reduzir custos, diversos fabricantes acrescentam substâncias extras que, infelizmente, são permitidas pela legislação, mas que acabam prejudicando a saúde de quem consome.


Dentre elas estão o açúcar e maltodextrina, conservantes à base de sódio, aromatizantes e outras substâncias químicas que conferem cor e sabor. Esse acréscimo aumenta o teor de carboidratos, sódio e confere um perfil muito mais pró-inflamatório ao produto. Os demais acréscimos continuam sendo permitidos.


A nova regra regulamenta apenas sobre a obrigatoriedade de o produto ser obtido a partir do abdômen dos porcos para ser considerado bacon verdadeiro e, no caso de ser produzido a partir de outros cortes, o rótulo conter a descrição clara sobre isso, recebendo o nome de “bacon de (parte do corte)”.


Sendo assim, deixo o alerta de sempre ler os rótulos antes de comprar qualquer produto! Estes itens estão sempre descritos na lista de ingredientes dos produtos.

Algumas marcas não apresentam açúcar na composição! 


Além disso, assim como os alimentos orgânicos, diversos produtores artesanais comercializam bacon e outros produtos defumados feitos de maneira mais natural, livre destes acréscimos. Esteja sempre atento e priorize estas opções!”


E para você que deseja mudar sua alimentação e está em busca de orientação, agende uma consulta presencial ou on-line com a Yara. Agendamentos podem ser feito pelo nosso Whatsapp (31) 3263-2800.


Yara Amaral
Nutricionista / CRN9: 18554

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *