Cuidados com o seu carro no frio

Junho começou com recorde de baixa temperatura e olha que o inverno ainda nem começou! E se tem uma coisa que esse frio todo traz são alguns problemas nos carros.


Bateria arriar, o carro demorar mais para “pegar”… se você já passou por alguma dessas situações, sabe o quanto é ruim, por isso é sempre bom evitá-las.


Bateria
Com a pandemia diminuímos os deslocamentos e consequentemente passamos a deixar o carro mais tempo na garagem. E nesse tempo de frio é comum a bateria arriar, ou demorar mais para “pegar”.


A dica nesse caso é duas ou três vezes na semana ligar o seu automóvel por pelo menos 10 minutos ou até que a temperatura de trabalho do motor seja atingida. Mas atenção: jamais faça isso em garagens fechadas.


Outra dica é não dar a partida com o rádio ou os faróis ligados nos dias mais frios, e evitar ligar e desligar o carro durante um congestionamento. Isso pode sobrecarregar ainda mais todo o sistema de partida e seus componentes, que já são mais forçados em temperaturas menores.


Combustível
Se você abastecer com um combustível diferente do que o que vinha consumindo, rode por alguns minutos para que este novo comece a alimentar o motor. Caso contrário, a central poderá ter dificuldade em acertar os parâmetros para dar a partida no motor quando for necessário.


Palhetas do para-brisa
Outro item importante são as palhetas de limpeza do para-brisa. No frio elas tendem a ficar mais ressacadas, e podem deixar riscos e sujeiras quando acionadas.

Por isso, mantenha o reservatório de água sempre cheio. A troca das palhetas deve ser realizada de três em três meses, normalmente. Consulte o fabricante para saber se o período não é diferente.


Fluido do radiador
É essencial colocar o líquido correto no radiador – a mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etilenoglicol. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, o que evita que a ela ferva ou congele. Então, nada de colocar somente água da torneira no sistema.


Ar-condicionado
Ligar o ar-condicionado no frio soa estranho né? Mas, essa providência é necessária – pelo menos por uns 15 minutos por semana, em média no modo de refrigeração. Além de evitar a proliferação de bactérias, esse cuidado faz com que todos os componentes do sistema permaneçam lubrificados, o que reduz o risco de rachaduras e vazamentos nas mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.


Esses cuidados com o seu automóvel são rotineiros e simples de fazer. Além dessas dicas da Asttter Seguros, você precisa de um seguro para proteger o seu carro de situações inesperadas.


Quando for renovar ou contratar um novo seguro, entre em contato com a equipe da Asttter Seguros pelo 31 3263-2833 e garanta a sua segurança e desse bem tão valioso.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *